quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COLUNA DE FLAVIO PEREIRA DE AMANHÃ

Assembléia já tem maioria contra prorrogação dos contratos de concessão rodoviária.





Veto à prorrogação já conta com apoio de mais de 28  deputados.



Um documento  levado à Casa Civil  após reunião da Frente Parlamentar Contra os Pedágios, realizada na Assembleia Legislativa reafirmou a posição de dezenas de entidades contra qualquer espécie proposta que leve à prorrogação dos atuais contratos  de pedágios. O movimento foi reativado depois que o tema prorrogação  voltou à tona, de forma surpreendente, por iniciativa do governador Tarso Genro. Durante o debate na assembléia,surgiram dados preocupantes,trazidos por representantes  das comunidades onde estão localizadas algumas das praças de pedágio do estado.



A Carta de Caxias

Em vários momentos,foi lembrado o documento que ficou conhecido como “Carta de Caxias”, elaborado pelo Fórum Nacional de Usuários de Rodovias Pedagiadas. Numa manifestação que,aos menos atentos poderia parecer surreal,a deputada Marisa Formolo (PT) foi veemente ao dizer que “a bancada do Partido dos Trabalhadores tomou uma posição unânime, de vetar  qualquer proposta de prorrogação dos atuais contratos”. E estimou que com os apoios das bancadas do PDT,do PSB,do PTB,e com a posição de vários deputados de oposição,”já temos 28 votos,que  é o  mínimo necessário para barrar qualquer proposta nesse sentido”.



Um exemplo

O prefeito de Encantado,Paulo Costi (PP) entrou em férias,e o vice José Calvi  (PTB) representou o municipio ontem no encontro na Assembléia. Calvi trouxe um dado que impressiona: apenas uma das empresas instaladas em Encantado contabilizou R$ 1,57 milhão de reais deixados em  um ano, na praça de pedágio existente na entrada do município. Esta situação, lamentou, está afugentando os investimentos em Encantado.



Inspeção veicular

O deputado Frederico Antunes (PP) lamentou ontem que a base do governo tenha impedido na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável ,a criação de uma subcomissão para debater com mais amplitude a implantação da inspeção veicular no Estado. A votação empatou em 5 votos a 5. Seriam, necessários 7 votos para que a subcomissão fosse criada.