sábado, 21 de janeiro de 2012

A PROPÓSITO DE BARULHO - OPORTUNO COMMENTÁRIO DE LISSI BENDER

A propósito "Era do barulho", acredito que nao vivemos em um tempo barulhento, mas antes em um país barulhento. Existem países e povos barulhentos e outros, nem tanto. Em nosso país trata-se antes de tudo de um problema de falta de consideraçao, excesso de individualismo e de ineficiência de educaçao para a vida em sociedade.



Lá fora vemos e tu também deves ter vivenciado diferenças entre um país e outro. Sempre que vou e volto da Alemanha  eu percebo uma enorme diferença. A diferença inicia já no aeroporto. No de Guarulhos é uma loucura. Chego ao aeroporto de Frankfurt, Munique, de Stuttgart ... que diferença!  Mesmo em radio e TV as vozes sao suaves, neutras, empolgantes às vezes, mas  nao sao de cachorro louco insandecido como aqui.
Aliás, na Alemanha você nem mesmo solta fogos de artifício sem uma licença especial para isso. Casas noturnas precisam ser à prova de som para funcionarem em horário de repouso da populaçao.  Certo dia eu questionei meu professor em Munique por que apesar do trânsito intenso pouco se houvia buzina de carro. "Nao se buzina sem necessidade" disse-me ele e buzina sem real necessidade é infraçao de trânsito