quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PERÍODO SABÁTICO

No Antigo Testamento o Período Sabático era determinado a cada sete anos, em que a terra ficava sem cultivo para depois iniciar um novo ciclo de fertilidade
• O termo Sabático vem do hebraico shabbath, que significa repouso, parada, descanso. É o dia de recolhimento semanal dos judeus, que acontece no sábado; é o dia de recolhimento semanal dos muçulmanos, que acontece na sexta-feira; é o dia de recolhimento semanal dos cristãos, que acontece no domingo. Nessa perspectiva, o Período Sabático é o afastamento do trabalho, inspirado por uma motivação íntima.
• Sua principal finalidade é a reavaliação da vida pessoal ou profissional. Não importa a sua duração, se é de um ano, de seis meses, de dois meses ou de um mês. O importante é que a pessoa perceba a sua necessidade, tendo em vista um bem maior, que é a qualidade de vida. Deste modo, o Período Sabático pode ser uma viagem turística, um curso no exterior, um trabalho voluntário, um retiro numa montanha. O que caracteriza um Período Sabático é o afastamento da rotina para rever rumos da vida pessoal, familiar, religiosa e profissional. ( SITE  FRANCISCANOS)

-----------------------------------------------------------------------------
Queridos amigos estranham a rarefação de minhas postagens, até sua parada, bem como a ausência na TV Pampa ou em outras atividades.
Por incrível que pareça, não estou em crise.
Ao contrário: é tanta coisa boa me acontecendo, tudo dando certo, é tanto reencontro com meus amigos de verão, tanta comidinha bem feita, a siesta, o tênis, os livros, o sono  profundo e reparador, a forma física no nível ótimo, que  não tenho o stress e o sofrimento indispensáveis para - inquieto- escrever, criticar, sugerir.
Já se disse alhures, ninguém é poeta sem sofrer.
Por uns tempos não quero pensar muito.
Só quero fazer o  que  me der na telha, sem horários, nem nada.
Então, inté!
Quem sabe vocês se presenteiam também com um período sabático...