quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

LUZES DE NATAL - O QUE TERIA HAVIDO ?


ZH de hoje publica extensa reportagem sobre a ausência de decoração luminosa nas casas e  edifícios em P. Alegre. Coisa que, de resto, se nota em toda região metropolitana e no Litoral.
Fiquei pensando sobre isso.
Quando morava em S. Leopoldo, sempre mandava encher de luzinhas tudo na casa e no jardim. Na época iniciei no agronegócio e na casa da fazenda eu enchia de luzes até uma árvore que se via da BR 290.
No primeiro ano em que morei em Santiago  gastei uma nota e decorei a casa.
No ano seguinnte, não mais. E hoje a casa está fechada e serve  só para nossas visitas esporádicas.
Agora que vamos  passar o Natal na praia, nem nos lembramos de colocar sequer uma luzinha.
Estamos deprimidos? Não gostamos mais do Natal?
Ao contrário, particularmente estou bem, muito  bem (  soy feliz,soy un hombre feliz y por eso pido que me perdonen).
E o que teria havido?
Acho que são outros tempos. Aquele fervor religioso deu lugar a outras atrações. O Natal passou a ser uma " festa" a mais das tantas que existem ( não é meu caso).
O Natal se trivializou, assim como o carnaval, os aniversários, os casamentos, as formaturas.
O lado bom da ausência de luzes é a economia e a migração de  uma alegria externa para um bem estar interno, espiritual.
Ou não?