sábado, 3 de dezembro de 2011

A GURIA DE BAD KROZINGEN



Comecemos dizendo que Bad não tem nada a ver com o bad inglês. Em alemão antigo é balneário e pronuncia-se bad mesmo.
É uma linda cidadezinha ao lado de Freiburg ( pronuncia-se Fraiburg ( frei - livre). Foi onde encontrei um quarto para  ficar logo que iniciei  meu estágio, nos anos 80, no Max Planck Institut.
Todos os dias pegava o trem em Bad Krozingen e 10 kms depois estava no centro de Freiburg.
Todas as manhãs, no meu horário, uma menina de seus 21 anos e 3 meses de idade aproximadamente,tomava  o trem comigo, Normalmente ela trajava um vestidinho de voal, translúcido. Ela gostava de viajar de pé, com o braço levantado segurando uma alça. Foi então que vi, pela última vez na vida uma mulher com pelos nas axilas. Os dela eram castanhos.
No terceiro dia  disse-lhe:
- wie heisst Du?
- Irina, respondeu-me,
tentei prolongar a conversa mas ela  conseguiu me dizer que era tcheca, vinha de  Klecany, perto de Praha , tocava Horn (  tuba) e o namorado ficara lá na antiga Tcheco-Eslováquia.
Tinha dias que ela não estava a fim de conversa. Até que tive uma idéia.
- Weisst Du, ich bin kein deutscher, ich bin brasilianer...
Ao lhe dizer que eu não era alemão e sim brasileiro, duas tochas se acenderam nos seus olhos negros.
- ernst gesagt? falou ela
- sim, estou falando sério.
Concordou em ir comigo tomar banho de piscina. Recebemos as indefectíveis tocas, passamos  no pedilúvio, pagamos por duas horas e ela foi se vestir.Pensei que viria de maiô.
Veio com uma camiseta branca, sem nada por baixo e um short de jogar futebol.
Ela falou que largaria seu namorado se eu a levasse junto para a terra onde o sol sempre brilha, sempre faz calor, todo ano é samba e carnaval e todos são risonhos.
Falei que precisávamos fazer um test drive antes, mas que eu morava num lugar onde fazia frio e não tinha palmeiras nas praias, que ficava bem ao sul.
Ao acordarmos no dia seguinte me disse que se era para ir a um lugar frio, então ficaria com seu  namorado mesmo, que tinha um motor home e que a levaria para as praias da Espanha.
- auch gut, só me restou dizer...