sábado, 17 de dezembro de 2011

ESPÍRITO NATALINO - DIFERENÇAS CULTURAIS

A propósito dos foguetórios que alguns boçais promovem, eis uma interessante carta da prof. Lissi Bender:

E eis que vivenciamos a época mais linda do ano, os preparativos para o aniversário daquele que veio para nos Salvar.Em minha wilde Heimat é tempo de coroa de advento com quatro velas e de Christstollen, ambos feitos em casa. É também tempo de ouvir e cantarolar antigas canções de natal que aprendi com minha Oma. Tudo simples, singelo assim como viveu o aniversariante. Já separei alguns filmes e algumas leituras para quando me liberar dos compromissos profissionais.
  Quando Jesus nasceu, uma majedoura em um estábulo teve que lhe bastar, mais os homens não lhe reservaram. Hoje, na essência, continua a mesma realidade. Os homens continuam a pensar somente em si: festas luxuosas, jantares suntuosos, presente caros, muito barulho.Em meio a tudo isso o  aniversariante precisa se contentar com presentes feitos de restos industriais: lixo tem que lhe bastar. Eis nosso espírito natalino.
Tenho  vivenciado alguns natais na Alemanha. Foguetório, ornamentação a partir de lixo seriam impensáveis por lá. Houve-se muito badalar de sino, promove-se muito culto à luz de velas e  os mesmos cantos que aprendi em criança eu canto lá na igreja. O jantar do dia 24 em muitas casas resume-se  Kartoffelsalat mit ein paar Würstchen. Na casa de minha amiga Sabine invariavelmente é dia de Königin-Pastetchen mit Ragout Fin, acompanhado de um vinho branco e um Sekt para brindar o aniversário de Cristo. Mesa bem posta, mas nada de exagero de comida. Os presentes são pequenas lembranças, muitos deles feitos manualmente em casa.
A propósito foguetário: na Alemanha foguetório somente fica liberado entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro. Fora  esse período, é preciso requerer uma licença junto à prefeitura, justificando motivo, data, hora, local. Paga-se pela requisição (que nem sempre é deferida) e somente mediante apresentação de autorização as lojas podem vender foguetes.
Gesegnete Weihnachtszeit wünsche ich dir, lieber Ruy.