sábado, 24 de dezembro de 2011

DE COLÉGIOS E INTERNATOS





 “ Caso eu não tivesse estudado no Instituto Pré-Teológico de São Leopoldo  (IPT)  acredito que algo importante estaria faltando na minha vida.”

 
Essas são as palavras de **Kurt Jungmann, estudante do IPT entre 1960 e 1963, que na última quarta-feira, 19, visitou o Morro do Espelho para recordar momentos de convívio, estudo e aprendizado.



Com impressionante riqueza de detalhes, Kurt guarda na memória a disposição das salas de aula do IPT, os objetos dispostos em cada um dos diferentes ambientes da escola e, acima de tudo, as experiências de vida que protagonizou no prédio rosa da atual Faculdades EST.



“Nós adorávamos ficar sentados na varanda do prédio conversando à noite, fazer guerras de travesseiro ou então sair escondido para assistir a uma sessão de cinema no centro da cidade”, recorda.



Além de um intenso regime de aulas ministradas em alemão, Kurt destaca que o antigo IPT investia no estudo da música e do teatro, além de oportunizar aos estudantes uma grande carga de atividades físicas.



Conhecido como o H a u s v a t e r  “pai da casa”, rememora Kurt, o professor de latim Ernst Dietschi era o responsável pela organização do internato. Era ele quem distribuía a mesada aos estudantes, realizava as comunicações durante o almoço e guardava a chave do galpão onde ficavam as bicicletas.





Durante o período em que residiu no IPT, Kurt conheceu o então estudante de teologia, Hilmar Kannenberg, que à época desempenhava a função de chefe da sala de estudos. “Muitas das nossas dúvidas e angústias não eram compartilhadas com os professores, mas sim os estudantes mais velhos”, pontuou Kurt.

Formado em informática pela F a c h h o c h s c h u l e, de Mannheim, no Estado  B –W , na Alemanha, Kurt vive na Europa desde 1970, com exceção do período de 1977 a 1980, quando trabalhou em projeto financiado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.



O Instituto Pré-Teológico de São Leopoldo/RS (IPT) foi inaugurado em 1921, estando à frente do educandário o pastor Hermann Gottlieb Dohms (1921-1956) e encerrou suas atividades em 1977, sob o comando de Theo Kleine (1976-1977).



*Foto: O ex-aluno do IPT, Kurt Jungmann, ao lado do amigo e Presidente do Conselho de Administração da Faculdade EST,  Hilmar Kannenberg



Jornalista Responsável: Micael Vier Behs | < www.est.edu.br >
( MATERIAL A MIM ENVIADO PELO MEU ADORADO AMIGO fOERSTER)