quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BIOMA PAMPA - CONSIDERAÇÕES SENSITIVAS DE MICHELE ANDRES




hj fiz uma caminhada ecológica nos campos da fazenda da Manoelinha.
O objetivo era pesquisar orquídeas, mas como sou multi, achei muito coisa por lá!
Matos nativos, com árvores centenárias, muitas borboletas, flores do campo, aves, mamíferos (só vi as pegadas e não sei identificar), cogumelos, lagartas coloridas, libélulas azuis, vermelhas e pretas e o mais incrível: muitas orquídeas! Praticamente todas as árvores tinham, no mínimo, um exemplar. Algumas estavam caindo, pela ação dos ventos e das chuvas e eu as recoloquei nos seus devidos lugares!
Estou encantadíssima com a beleza do lugar, desde a sede da fazenda até o mais simples arbusto. 
Te digo que foi um dos poucos lugares que vi que estão muito preservados. Prova disso é a quantidade de orquídeas encontradas nas árvores.
Como é bom ir a um local onde o "burraldus" não frequenta: não vi um lixo, um papel, um plástico, nada, a não ser o que é natural.
Um casal de surucuás de barriga vermelha no seu ninho (talvez a cena mais linda que já vi em matéria de aves), sabiás laranjeira entoando sua belíssima melodia, tudo em harmonia. 
Quando saímos do mato, voltamos para a fazenda costeando a cerca e aí presenciei a única coisa triste do dia: os terneirinhos separados das mães e uma sinfonia de choro. Na hora me lembrei que tu me contou que as vacas choram por uma semana qdo seus filhotes vão embora.
Doeu no coração, já estava me fazendo mal ouvir aquela "choração" toda. Os terneiros na mangueira, todos virados para onde estavam suas mães, chorando, chorando. As mães, todas viradas para a mangueira, chorando, urrando.
Nunca tinha visto. Filmei. É a vida, mas me deu uma tristeza...
Logo depois, encontramos com o capataz e ele falou que eles foram separados ontem e que amanhã os terneiros partirão. Palavras dele: "as vacas vão chorar por uma semana, depois passa." Ai, que dor!
Mas, para me consolar, vieram meia dúzia de cachorros (iguais aos teus) mais dóceis impossível, brincando, pulando... e depois uma ovelha veio brincar comigo!
Cheguei em casa agora a pouco; vou ver as fotos que fiz e postar. Que dia!
Gostaria muito de ter uma fazenda, para sentar na varanda e admirar, admirar e admirar. Mas acho que não suportaria separar os terneirinhos das mães; dói muito.