segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O MAIS INDEFESO E O MAIS PODEROSO MAMÍFERO


Calculo que mais de 90% dos habitantes da Terra acreditem que o Mundo começou com o Homem e só o Homem é perfeito. Também creio que 50 % da Humanidade nunca esteve no campo ou num lugar rústico, solitário, isolado.
Depois que comecei a  ter contato íntimo com nosso Bioma Pampa comecei a ver coisas  intertessantes: as ovelhas e as vacas, por exemplo, organizam-se em grupos e deixam suas  crias , ainda mamando, com uma " jardineira" e saem elas a pastar.  Aparecendo um estranho, a " jardineira" dá o alarme  e as outras mães vêm correndo.
As novilhas, quando dão cria, já sabem o que fazer: o terneirinho cai ao solo, ela mesmo o lambe, corta seu cordão umbilical e em minutos o filhote está de pé e mamando.  Larga cem vacas com cria  numa mangueira, para as vacinar e as separa dos terneiros: juntos novamente, cada uma reconhece sua cria.
É algo fantástico a MEMÓRIA  das fêmeas, principalmente as mamíferas.
As mulheres, pelo fato de serem obrigadas a trabalhar, ficam longe de suas mães na hora de parirem, e meio que se perdem na hora de lidar com seus bebês.
Toda essa volta para dizer que hoje estava sem compromissos profissionais e cedo fui ao Litoral visitar o sr. Matheus Gessinger Bremm, de um mês de idade.
O piá estava uma fera no seu berço, chorando e se remexendo.
Falei para minha filha:
- esse piá tá com fome.
Não, disse-me ela: a médica mandou dar de 3 em 3 horas e não fechou o espaço de tempo  ainda.
Invoquei, então, meus direitos de avô e exigi que ela preparasse a mamadeira .
- e o estômago dilatado, pai?
Pára com essa frescura que com essa idade eu até linguiça de porco comia. Se não deres a mamadeira para ele eu vou dar linguiça ...
Não deu outra, o piá tomou a mamadeira e se acalmou.
A fome ensina a chorar. Incrível: o mais poderoso mamífero da Terra é o mais indefeso quando recém nascido.