domingo, 2 de outubro de 2011

COLUNA DE FLÁVIO PEREIRA

Cassação para novos filiados ao PSD.


DEM investe pesado para recuperar perdas.


Principal prejudicado com a perda vereadores e deputados para o recém criado PSD no país,o Democratas promete jogar pesado no campo jurídico. Segundo interpretação que o DEM buscou junto a juristas contratados para defender seus interesses, “os futuros filiados do Partido Social Democrático  com mandatos eletivos correm o risco de perder os cargos com a migração para a nova legenda.” Neste final de semana,o senador Demóstenes Torres indicou que” o TSE já informou que só está livre de perder o cargo quem participou da fundação da nova sigla ou atuou para isso.É considerado fundador quem assinou a ata de fundação do partido. Quem atuou para a fundação são aqueles que anunciaram antes do registro que estavam no novo partido. Quem anunciou depois foi por oportunismo”, disse o senador.

As perdas
A  maior parte dos 50 deputados do PSD será originária do DEM, mas outros partidos sofrem baixas. Segundo o PSD, o DEM perde de 17 a 20 deputados; o PMDB, quatro ou cinco; o PR, cinco; o PP, de sete a oito; o PTB, dois; o PMN, três ou quatro; PPS, três; PSC, três; PCdoB e PV, um cada.

Greve terceirizada
A força da greve dos bancários, com mobilizações fortes nas portas das agencias,foi afinal explicada:os sindicalistas contrataram cidadãos da periferia da cidade,dando-lhes camisetas e bandeiras. Ao final do dia, o sindicato lhes paga um cachê e um lanche. E os grevistas,por onde andam:? Muitos, discutem os rumos da mobilização tomando um bom chopinho. Porque ninguém é de ferro.

Comando do PTC
Internado no Hospital Ernesto Dornelles para exames,o presidente estadual do PTC  (Partido Trabalhista Cristão) ,o advogado Rubens Paulo de Souza retoma esta semana o mutirão de contatos para preparar as candidaturas às eleições municipais de 2012.

Foi mal
As conversas que manteve com o PSD fizeram cair a cotação do deputado federal Giovani Cherini para  disputar o cargo de  presidente do  PDT no Estado.

Cotados no PDT
O atual presidente, Romildo Bolzan Junior só não continuará no comando do partido,se não quiser. Já se acha costurado o consenso para que ele permaneça; Se Romildo não permanecer, os dois nomes fortes para assumir o partido são o deputado federal Vieira da Cunha, ou o ex-deputado Pompeo de Mattos,

Em Passo Fundo
Cotado para disputar a prefeitura de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PPS) dificilmente aceitaria. A possibilidade da eleição de Diógenes Bassegio (PDT) para prefeito,tornaria Luciano o principal representante de Passo Fundo na Assembleia. Já, no caso de  concorrer, se eleito, o seu partido perderia uma cadeira na Assembléia: a primeira suplência pertence a Elizabeth Felice,do PSDB.

Sessão suspensa
Um acordo de líderes, fará com que a sessão plenária de quarta-feira seja suspensa para que os deputados possam acompanhar, em Brasília, a mobilização em defesa da distribuição igualitária dos royalties do pré-sal. Está prevista nesse dia a apreciação do veto do ex-presidente Lula à emenda do ex-deputado federal Ibsen Pinheiro ao projeto que regula a matéria.


Destinos e Ações para o RS

A Assembleia Legislativa, em parceria com a Câmara dos Deputados, dentro do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, promove hoje mais uma audiência pública regional sobre o tema “Infraestrutura, Mobilidade e Segurança”. O encontro ocorre às 19 horas, no Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria.