domingo, 24 de julho de 2011

POR QUE SERÁ QUE NÃO ROUBEI A BICI ?





Hoje aproveitei o dia doirado e sem vento e fui a pé com  Maristela até o Gasômetro. Lá chegando aluguei um desses quadriciclos a pedal. Dei oito pilas para andar meia hora e o encarregado não me pediu nada , nem documento em garantia.
Fui pedalando  bem feliz.
Comecei a assuntar :
- se eu tivesse certeza da impunidade, eu furtaria essa bici?
Não, respondi. Onde a iria colocar? Mais um trambolho. Tá, mas se um cara me oferecesse mil pilas para eu a entregar? Não. 
 E por20 mil? Recusei-me a raciocinar, porque ela não vale 20 mil.
E se eu achasse mil reais no piso dela, ficaria com o dinheiro?
Não, mas só entegaria para quem provasse ser dele a carteira.
E se seu fosse um cara bem pobre e estivesse passando privações?
Bem, eu já passei fome no tempo do internato e não furtei ( era pecado e eu não queria ir para o inferno).
Tá aí uma explicação. A certeza da punição, mesmo dentro de nosso coração, inibe o ilícito.
É por isso, pelo Code of Ethics, que os tenistas não garfeiam os pontos...
( dedico essas reflexões aos mais pontuais pagadores de contas, que são os pobres)