domingo, 26 de junho de 2011

CARTA DE UM QUERIDO AMIGO

A F E T O

Pode ser complicado expressarmo-nos e dizer o que realmente sentimos pela pessoa que se escolhe para ser nossa parceira. Cediço é que o amor move-se tanto pela terna afeição como também pelo mortal e indesejável ódio.

Explico: Os doutos e entendidos na matéria, chegam a afirmar que o amor e ódio são faces da mesma moeda. E só no passar cotidiano que se vence as batalhas inglórias sobre essa espinhosa controvérsia.

Indaga-se sobre o porquê disso ?

Primeiro, o real relacionamento se inicia com aquela abrasadora paixão e que se alimenta, não raro, por longo período; mas chega um dia em que a rotina começa a tomar conta desse viver antes tão envolvente, quando cada partner começa revelar seu verdadeiro eu; as diferenças começam a ser notadas, ressaltadas e também é quando começam cobranças, e elas são recíprocas. 

Percebe-se logo quando o casal está revestido do salutar e necessário sentimento profundo [ que os antigos romanos denominavam de  affectio  maritalis (afeição marital)  vel   uxoris (afeição feminina) ] e a impedir que a nefasta face do ódio prevaleça sobre a do amor. Nota-se que essa preponderância do fator amorosidade é que logra subjugar eventual ódio a permear, a ameaçar e comprometer o bom convívio do casal; como a afeição se exibe mais forte,  conserva o par amoroso indene,  pois as mais diversas tentações aí estão - e o tempo todo - em busca de eivar, contaminar os bons relacionamentos.

Indaga-se sobre a razão de todo esse lero. O que, na real, isso lá tem a ver com Ruy & Maristela. Tudo a ver, pois na medida em que o redator do escrito epigrafado coloca, a revelar seu espontâneo reconhecimento e admiração por sua amada, seja porque ela lhe deu o filho e com quem ambos convivem, seja porque ela se esforça, por todos os meios, em suas notórias e variadas atividades. Ah, o amor admiração alimenta o bem viver dum casal, e como o faz ! 

Cumprimento a ambos, pois conviver bem e em harmonia é assaz elogiável; serve ainda como um ótimo elixir para a  futura vida do casal e filho. 

Don Alfredo Foerster, com saudações.