sexta-feira, 20 de maio de 2011

PALESTINA : OBAMA JOGA PARA A TORCIDA DE NOVO?

A Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, confrontando o Chile às forças conjuntas da Bolívia e do Peru. Ao final da guerra o Chile anexou ricas áreas em recursos naturais de ambos os países derrotados. O Peru perdeu a província de Tarapacá e a Bolívia teve de ceder a província de Antofagasta, ficando sem saída soberana para o mar, o que se tornou uma área de fricção na América do Sul, chegando até os dias atuais, e que é para a Bolívia uma questão nacional (a recuperação do acesso ao oceano Pacífico consta como um objetivo nacional boliviano em sua atual constituição). Sempre que vou a Chile brinco com meus amigos: e daí, vão devolver ou não? E os caras: claro que não, aqueles territórios são chilenos.

Tem a história do Acre, " adquirido" pelo Brasil  da pobre Bolívia.
E, ainda, a compra do Alaska.No dia 30 de março de 1867, o então presidente dos Estados Unidos, Andrew Johnson, apresentou ao Senado uma proposta de compra de 1,5 milhão de quilômetros quadrados do Alasca, então pertencente à Rússia.
Isso sem contar a perda da Alsácia pela Alemanha e eu mesmo vi e ouvi que pouco agora se fala o alemão lá. Nunca mais a Alsácia voltará para a Alemanha.
E assim vai.  As coisas se consolidam e não tem volta.
A troco de que Israel vai devolver áreas de terras?  De graça não vai. A força ninguém o vai compelir. As tentativas de guerra dos árabes deram no que deram.
O Obama velho é o campeão de jogar para a torcida...