quinta-feira, 26 de maio de 2011

APOIO À TRANSPARÊNCIA



A luta pela transparência no sistema de isenções fiscais conquistou um amplo apoio de autoridades e lideranças do Rio Grande do Sul. No ato público realizado nesta quarta-feira (25/5), no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESM), foi possível ter uma ideia da gama de personalidades que estão ao lado nesta caminhada da AJURIS e da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública.

Dos três poderes, o Judiciário foi o que contou com o maior número de representantes. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Leo Lima, assistiu aos pronunciamentos sentado na primeira fila. O próximo presidente da Corte também esteve presente no lançamento, já que tanto o desembargador Marcelo Bandeira Pereira quanto o des. José Aquino Flôres de Camargo (atual 1º vice-presidente do TJRS) compareceram ao auditório da Escola da AJURIS.

O ato público teve também a presença do 2º vice do Judiciário gaúcho, des. Voltaire de Lima Moraes, do presidente do Conselho de Comunicação do TJRS, des. Túlio Martins, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), des. Luiz Felipe Difini, e do diretor do Foro Central de Porto Alegre, Alberto Delgado Neto.




Além do presidente João Ricardo dos Santos Costa, a Diretoria da AJURIS esteve representada pelo diretor da ESM, Ricardo Pippi Schmidt, e pelos vices Felipe Rauen, Pio Giovani Dresch, Dulce Oppitz e José Antônio de Azambuja Flores. Também compareceram Maria Lucia Boutros Buchain Zoch Rodrigues, Cláudio Luís Martinewski, André Luís Pinto de Moraes, Mauro Caum Gonçalves, Eugênio Couto Terra, Ronaldo Adi Barão, Alexandre Arrone de Abreu, Elisa Cánovas Teixeira, Munira Hanna, Jane Maria Kohler Vidal, Nelson Souza Rassier, Vera Deboni, Luiz Gaspar Beck da Silveira, Laura de Borba Maciel Fleck, Maria Alice Marques Ripoll Macedo, Paulo Augusto Monte Lopes, Tatiana Elizabeth Scalabrin di Lorenzo, Vera Regina Müller e Eneida Barbosa.

Pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) participaram o presidente João Osório e o procurador-geral do Ministério Público (MP) de Contas, Geraldo Da Camino. A Justiça do Trabalho contou com o vice-presidente da Amatra IV, Joe Ernando Deszuta, e o diretor da Femargs, José Fernando Ehlers de Moura. O juiz Diógenes Vicente Hassan Ribeiro representou a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da qual é vice-presidente de Assuntos Legislativos.

O artual chefe do Executivo gaúcho, Tarso Genro, foi representado pelo procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, que foi acompanhado pela secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso. Aliado de primeira hora do Movimento pela Transparência dos Benefícios Fiscais, o ex-governador Germano Rigotto também marcou presença.

Já o presidente da Assembleia, Adão Villarverde (PT), enviou como representante o deputado Valdeci Oliveira, do mesmo partido. Além dele, outros quatro parlamentares do Legislativo gaúcho participaram do evento: Raul Carrion (PCdoB), Luís Fernando Schmidt (PT), Edson Brum (PMDB) e Jurandir Maciel (PTB). O vereador Pedro Ruas (PSol), da Capital, esteve acompanhado pela ex-deputada federal Luciana Genro.

O chefe do MP Estadual, Eduardo de Lima Veiga, também se fez presente, bem como o presidente da Associação do Ministério Público (AMP-RS), Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e o procurador Antônio Carlos de Avelar Bastos. A Procuradoria da República da 4ª Região foi representada pelos procuradores Eduardo Copetti Leite e Celso Três. Já os defensores públicos gaúchos estiveram presentes por meio da presidente da Adpergs, Adriana Praetzel.

A Prefeitura da Capital enviou o procurador-geral do Município, João Batista Figueira. Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, e Verno Muller, que está à frente da Associação Gaúcha Municipalista, participaram do ato e fizeram o uso da palavra.

Entidades empresariais também enviaram representantes. A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) esteve presente na pessoa do coordenador do Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros, Thômaz Nunnenkamp. O vice-presidente Milton Terra Machado falou em nome da Federasul e o diretor-executivo Ronald Krummenauer manifestou a posição da Agenda 2020.

Pelo lado dos associações e sindicatos de servidores públicos e trabalhadores em geral, estiveram os presidentes Sérgio Arnoud (Fessergs),Cláudio Augustin (Sindesepe), Luís Antônio Bins (Sindifisco), Telmo Lemos Filho (Associação dos Procuradores do Estado), Paulo Olympio (ASJ), Paulo Roberto Barck (UGT), Lígia Zanin (ASTC), Ricardo Freitas (Ceape/TCE), José Alfredo Amarante (Fasp e Afafe), João Carlos Rangel (Assep) e o tenente-coronel RR José Carlos Riccardi (AsofBM).

Vergílio Frederico Perius, presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), também subiu ao púlpito para declarar apoio à transparência. Mesma atitude de Marcelo Ramos de Oliveira, que preside o Movimento em Defesa da Justiça Fiscal.

Os advogados também contaram com uma forte participação. O coordenador das subsecções da OAB-RS, Luís Eduardo Pellizzer, representou o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, que ficou retido no aeroporto de São Paulo. Marcos Flávius de los Santos, presidente do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul, e Leonardo Lamachia, representando o IARGS, fecham o rol de participantes ilustres do evento.


* foto: Carolina Grigol
Maurício Macedo
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9141